domingo, 28 de fevereiro de 2010

A evolução das supermáquinas

O computador nem sempre foi como conhecemos hoje. Ou você pensava que ele já foi inventado assim, com os superprocessadores que conhecemos e com as memórias gigantescas que aumentam cada vez mais?

Se você pensava assim, precisa com certeza ler este post.

Até chegarem a tal ponto de evolução, nossas queridas máquinas passaram por um longo processo de aperfeiçoamento. E tudo começou com o Eniac, primeiro computador a usar eletrônica digital.
Funcionou pela primeira vez em 14 de fevereiro de 1946, na Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos.
Esse “brinquedinho” pesava 32 toneladas, media 30 metros e tinha 17.468 válvulas, cuja vida média era de 3.000 horas, o que obrigava à troca de uma a cada 10 minutos. No local onde funcionava, a temperatura chegava a passar de 50 graus!
(Dá só uma conferida na imagem)



Demorou 3 anos para ser construído e custou a bagatela U$ 500.000,00 doados pelo Exército americano.

Era a máquina mais moderna da época, realizando cinco mil somas e 360 multiplicações por segundo (Acreditem, na época era bem moderno!). Isso era realizado utilizando um sistema de leitura e escrita de dados que funcionava através de uma leitora/perfuradora de cartões.

A verdade, é que operar esse ‘pequeno trambolho’ não era nada fácil. Era preciso conectar fios, relês e seqüências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. (E você achava difícil trabalhar com o Windows?)


(Você sabia que Eniac era operado apenas por mulheres?)


De início, nosso amigão foi construído para fins militares, pois era capaz de calcular com grande velocidade a trajetórias de projéteis, principal objetivo de sua construção. Mas ao finalizar a Segunda Guerra Mundial passou a ser utilizado para cálculos de investigações científicas.

Funcionou até 1955 com melhoras e ampliações, e se diz que durante sua vida operativa realizou mais cálculos matemáticos do que os realizados por toda a humanidade anteriormente. (impressionante, não?)

Antes de finalizar sua construção, os inventores se deram conta de suas limitações, tanto a nível estrutural como a nível de programação. Por isso, em paralelo a sua construção, começaram a desenvolver as novas idéias que deram lugar ao desenvolvimento da estrutura lógica que caracteriza os computadores atuais.

E a partir daí, as máquinas não pararam mais de evoluir e passaram a ser, porque não dizer, essenciais em nossas vidas modernas no século XXI.
Bom, espero que este post tenha ajudado aqueles que sequer imaginavam como tinha surgido o computador (como você viu, não foi o Bill Gates quem inventou!).

E aí gostou? Se sim, pode deixar um comentáriozinho aí embaixo (bom, quem não gostou também pode... ;P )!


E até a próxima!

5 comentários:

  1. Muito interessante o post Greice. Você cada vez escrevendo e estimulando a todos nós enriquecendo seu blog com temas muito pouco conhecidos pela geração "mp15" de hoje em dia!

    Um beijo e saudades imensas!!

    ResponderExcluir
  2. De uma maquina de 32 toneladas, hoje estamos no Netbook q pesa ate 500 gramas ! rsrs
    A unica coisa triste e que é preciso a guerra para evoluir a tecnologia, pois além do computador inventado na guerra, outras grandes invencoes tambem foram feitas..
    Sensacional Greice !

    ResponderExcluir
  3. Quem diria que antes era enooooorme o computador,agora podemos carregá lo.
    Parabéns!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  4. Quem diria que a evolução seria tanta?
    E ainda mais que precisariamos tanto do computador?
    Parabéns!

    ResponderExcluir